Serviço social

O acolhimento da pessoa com deficiência e seus familiares é o primeiro processo realizado na ABADS.

Como Receber Atendimento?

O primeiro passo é estar no Processo de Acolhimento do Serviço Social para que haja orientação sobre a admissão em programas da ABADS.

Devido à alta procura, a ABADS possui um formulário específico para que pessoas possam manifestar interesse por vagas.

As assistentes sociais tem como algumas de suas atribuições: esclarecer a forma de acesso à Instituição, identificar e trabalhar aspectos sociais de cada uma das situações, de modo que estimule a participação da família / responsável no processo de acesso e garantia dos direitos.

O objetivo do setor é estimular o exercício da cidadania dos usuários e familiares, favorecendo a autonomia e emancipação das pessoas, assim como, intervir em situações que favoreçam a proteção, redução de riscos e vulnerabilidades sociais.

Participa do processo de humanização e colabora com a construção e realização de ações que beneficiam cada uma das pessoas atendidas na Instituição, bem como, no desenvolvimento de atividades que divulgam e ampliam informações para a sociedade.

Principais Ações:

• Plantão Social/atendimento as famílias
• Escuta Qualificada
• Orientações e encaminhamentos
• Sistema de referência e contra referência com a rede de serviços
• Atendimento de Inclusão Socioassistencial
• Visita Domiciliar:

As Assistentes Sociais da ABADS também gerenciam realizam o gerenciamento de dois projetos voltados para a comunidade:

Dança Adaptada: atendimento realizado por Fisioterapeuta com formação em dança adaptada. Com sua propriedade lúdica, motivadora e prazerosa, permite que os grupos expressem seus sentimentos, mostrem seu potencial e talento artístico.

Esporte Sem Barreiras: atendimento realizado por Professor de Educação Física. Procura desenvolver valores importantes como: a autoestima, limites, segurança e outros sentimentos capazes de fortalecê-los, através da prática da atividade física.