Emprego apoiado

O Emprego Apoiado é um método que visa à inclusão e possibilita a participação efetiva da pessoa com deficiência em sociedade, uma vez que as ações voltadas para pessoa com deficiência, nos modelos tradicionais não contemplam a participação efetiva daqueles que necessitam de apoio para permanecerem e pertencerem aos ambientes comuns.

O foco é tornar as pessoas com deficiência que estudam ou trabalham em protagonistas ou sujeitos participativos.

As estratégias junto as pessoas visam planejar em conjunto, consultar, ter flexibilidade, proporcionar mudanças e oferecer os apoios necessários para ampliar sua a atividade e participação.

Na ABADS, o programa de Emprego Apoiado é oferecido desde 2006, sendo que a instituição tem contribuído com a sociedade, dividindo sua experiência em relação à inclusão.

Em diversos grupos na Instituição são trabalhados, além da possibilidade da inclusão no mercado de trabalho, o exercício da autonomia através de atividades para buscar formas adequadas de comunicação e interação, aprender a tomar decisões adequadas, formular escolhas, pensar, resolver problemas, expressar emoções, etc.

Uma das estratégias utilizadas, é a conscientização das empresas, visando alterar as crenças e valores que todos os integrantes devem conhecer e fazer parte, que se traduzem em políticas que determinam a forma de produzir, o comportamento dos funcionários, e até a visão e missão da empresa.
Na ABADS, participamos de todos os processos de colocação e pós-colocação no mercado de trabalho e nesse sentido é muito importante a participação e colaboração das empresas dentro desse processo.

Contate-nos através do e-mail: empregoapoiado@abads.org.br